>>>A maior gruta do mundo

A maior gruta do mundo

No Vietname, a aldeia remota de Son Trach ‘esconde’ a gruta Son Doong, a grande atração do Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng.
E
sta gruta tem uma selva particular, um clima próprio e nos seus 200 metros de altura poderia erguer-se duas vezes a Estátua da Liberdade. A gruta Son Doong (Hang Son Doong em vietnamita) esconde-se, literalmente, no Vietname, no Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng, perto da fronteira com o Laos. A gruta faz parte de uma rede de centenas de grutas, muitas delas ainda por explorar.
Estima-se que a origem de Son Doong se situe entre os dois e cinco milhões de anos, mas se nos restringirmos ao momento em que foi descoberta é apenas um bebé. Howard e Deb Limbert, um casal de espeleólogos britânicos, organizaram em 1990 uma expedição ao Vietname. Desde então sucederam-se 13 viagens até terminarem, em 2009, com a primeira expedição a Son Doong. Porém, se não fosse Ho Khanh, um fazendeiro local que caçou durante anos na zona e se escondeu por casualidade nas grutas para se proteger da chuva, o casal britânico não conseguiria tirar a gruta da sua letargia. Ainda assim, Son Doong é esquiva. Foram precisas três expedições, com o auxílio de Ho Khanh, para a encontrar. Os bosques e a vegetação densa fazem desta gruta uma fortaleza quase inexpugnável.
Além da sua selva particular, Son Doong possui também um rio.
Foto: Oxalis Adventure / Ryan Deboodt

Um dos eleitos

O fotógrafo Ryan Deboodt, especialista em reportagens de aventura e viagens, sobretudo na zona do Vietname, captou, com a ajuda de um drone, algumas das melhores e mais espetaculares imagens de Son Doong.

 
Na primeira expedição a equipa conseguiu percorrer cerca de quatro quilómetros até que uma parede enorme, de 60 metros de calcite, lhes interrompeu bruscamente o caminho. Batizaram a parede com o nome de Grande Muralha Vietnamita. Uns anos mais tarde regressaram com reforços. Para “conquistar a muralha” o escalador Sweeny Sewell precisou de dois dias para fazer buracos e fixar ancoragens à rocha.
Mas superar uma tal prova tem a sua recompensa. Diante dos seus olhos sobressaiu uma gruta gigantesca. A galeria mede cerca de 90 metros de largura e tem quase 240 metros de altura. De resto, apreciam-se as nuvens no teto: “Levanto o olhar o máximo possível, mas a imensidão da gruta engole a luz da minha lanterna frontal, como se estivesse a ver um céu noturno sem estrelas”, disse Mark Jenkins, o escritor e membro da expedição.
Deboodt perdeu oito dias para conseguir as imagens do espaço durante a sua terceira expedição à gruta.
Foto: Oxalis Adventure / Ryan Deboodt
Uma paisagem que parece de outro mundo, mas que tem uma explicação terrena. A erosão da água do rio sobre a pedra caliça fez com que o teto se derrubasse criando claraboias gigantescas e dando origem a uma vegetação frondosa com o seu próprio microclima. Um dos fenómenos mais curiosos desta gruta são as chamadas “pérolas das cavernas” formadas pela superfície de calcite que a água deixou na arena. Estas pérolas também existem noutras grutas, mas o tamanho costuma ser o de um berlinde. Em Son Doong, contudo, chegam a transformar-se em esferas do tamanho de bolas de ténis.
No parque pode alugar um barco para visitar Phong Nha e Thien Duong.
Foto: Oxalis Adventure / Ryan Deboodt
Com o objetivo de preservar a integridade da gruta o governo vietnamita restringiu o seu acesso e apenas permite que cerca de 200 pessoas por ano a visitem. Oxalis Adventure Tours oferece aos turistas aventureiros a possibilidade de integrar uma expedição: 3000 dólares é quanto custa colocar o pé em território virgem e tornar-se num ponto minúsculo da maior gruta do mundo.

Artigos relacionados

Atravesse de comboio a ponte sobre o rio Kwai

Um filme famoso, realizado por David Lean, tornou universal a trágica ponte tailandesa.

Rio de Janeiro a 360 graus

Três horas o separam do melhor panorama sobre a capital do Carnaval brasileiro. É o tempo que demora a subir...

Uma ilha feita à mão

A febre pelo D.I.Y (do it yourself) não é nova. Séculos antes de nascerem Pinterest e os tutoriais de Youtube,...

Florescer em Atacama

Depois da tempestade, chegam as flores. Numa das regiões mais secas do mundo ocorre, a cada cinco anos, um fenómeno...