>>>Formentera: o éden aberto todo o ano
Foto: www.belugavela.com

Formentera: o éden aberto todo o ano

Bem-vindo ao paraíso, afirma o slogan de ses Illetes. E bem pode orgulhar-se. A praia mais famosa de Formentera combina dunas de areia branca fina com as águas mais cristalinas.
U

m azul transparente; uma praia inesquecível; o socorrista deve pensar que tem a melhor profissão do mundo; o maior tesouro da ilha; as Caraíbas de Espanha; águas cristalinas; um lugar de sonho; uma maravilha da natureza…”: eis algumas das descrições usadas pelos internautas para mencionar ses Illetes, a praia mais famosa de Formentera.

Uma envolvente virgem, emoldurada no Parque Natural de ses Salines, a 4 quilómetros de La Savina, o núcleo urbano em cujo porto atraca a maioria das embarcações turísticas. Situada na península Es Trucadors, entre Punta des Pas e Platgeta des Carregador, esta praia com 450 metros de extensão é conhecida pelas dunas. À areia branca e fina junta-se a magnífica visibilidade das águas, o que fez dela uma das praias mais procuradas pelos mergulhadores.

Considerada uma das melhores das Ilhas Baleares, tem uma posição cativa nos rankings anuais das praias mais bonitas do mundo. Além disso, as temperaturas amenas e as 3000 horas de sol por ano permitem aproveitar a ilha antes e depois dos buliçosos verões, altura em que Leonardo DiCaprio, Kate Moss ou Valentino invadem a ilha com os seus iates.

Submarinistas en Formentera.
As escolas disponibilizam o equipamento necessário para as imersões.
Foto: www.belugavela.com

Flower Power na sua essência

As Ilhas Baleares ainda conservam, se procurarmos, a herança hippy que as popularizou. Um modo de recordar velhos tempos é inscrever-se numa oficina de coroas de flores hip&love, em Formentera. Há vários centros com esta oferta na ilha e que se definem como “o berço do Flower Power”.

Os fundos marinhos, cobertos por pradarias de posidonia oceanica, são Património da Humanidade devido ao seu valor natural e paisagístico. Um encontro de cores submarino, graças a esta planta endémica do Mediterrâneo que cresce formando extensas folhas, flores e dando até frutos. Mas também servem de refúgio a espécies marinhas, como as tartarugas, e controlam a poluição.

Várias empresas oferecem a possibilidade de se iniciar no mergulho ou então de aperfeiçoar a técnica, se já for um mergulhador avançado. Esta atividade também pode ser apelativa para toda a família (as crianças participam a partir dos 8 anos). “Conhecemos Formentera como a palma da nossa mão, em terra e por debaixo do mar”, gabam-se na Blue Adventure, uma das empresas que presta este serviço, com uma imensa variedade de imersões em escarpas, enseadas protegidas ou barcos naufragados.

Barco por Formentera.
Os cruzeiros costumam durar um fim de semana na temporada baixa (maio, junho e fins de setembro).
Foto: www.belugavela.com

Além da imersão, vale a pena o percurso, que podemos fazer numa embarcação alugada. Belugavela é uma das empresas que possui essa opção. Propõem percorrer as águas da ilha num charter náutico, a bordo de um Bavaria 49, um barco com 15 metros que nos dá a liberdade de escolhermos as enseadas para nadar ou mergulhar. Um passeio pelo mar em que, como dizem na empresa, podemos ver falésias, arcos submarinos, barcos afundados e grutas.

Também podemos praticar DeepBoar, uma atividade conhecida como “voar debaixo da água” e que consiste em agarrar-se a uma prancha que, por sua vez, está acoplada a uma lancha e deixar-se arrastar, sentindo a força do mar.

Cabo Barbaria.
O Cabo Barbaria é o ponto situado mais a sul das ilhas Baleares.
Foto: Naeblys / Shutterstock.com

Depois das emoções fortes, vale a pena descansar e desfrutar da vista em dois locais idílicos. Um é a ilhota S’Espalmador, à qual acedemos em barco e que também pertence ao Parque Natural de ses Salines. O outro é o Cabo de Barbaria, declarado Área de Especial Interesse Natural. Além de um farol antigo, conseguimos ver a “estrela” deste lugar, conhecida como cova foradada: uma gruta no solo que conduz a uma galeria subterrânea. Sair dela e chegar a uma varanda debruçada sobre o mar é comprovar como, em Formentera, o paraíso pode estar mesmo perto.

Artigos relacionados

Serra de Tramuntana, inspiração das alturas

Parece um sacrilégio falar de Maiorca sem mencionar as suas praias. Mas não é. A maior das Ilhas Baleares também...

Ibiza torna-se íntima

A capital mundial da festa pode transformar-se num oásis só para dois. Mostramos-lhe o lado menos conhecido da ilha da...

Serenar em Menorca

Bem-estar para o corpo e para a mente, escapadelas detox para desligar da rotina e do ruído. A ilha de...

Compras made in Baleares

Das Baleares não partimos apenas com paisagens na memória. Levamos, também, sandálias, cerâmicas e lembranças de um local cujo artesanato...