>>>Muscle Beach: o berço do fitness
O edifício de ThermoLife é um símbolo do lugar. Com a inscrição Muscle Beach na fachada, está em frente ao ginásio mais famoso do mundo.
Foto: Discover Los Ángeles

Muscle Beach: o berço do fitness

As praias Muscle Beach, nos Estados Unidos da América, são os ginásios exteriores mais famosos do mundo. Culturistas como Jack LaLanne e Arnold Schwarzenegger foram os verdadeiros pioneiros do fitness.
N

o início não havia ginásios nem tecnologia. E Deus disse: que se faça Muscle Beach, com os seus corpos musculosos e bronzeado natural. Se a hashtag #fitness é hoje uma das 50 mais utilizadas no Instagram, isso deve-se ao culturismo. O seu berço é o estado da Califórnia, onde a estética e a preocupação com a saúde atingiram um status de culto mundial.

Na famosa “Praia do Músculo”, originariamente localizada na cidade de Santa Mónica e mais tarde transferida para o bairro de Venice, em Los Angeles, atletas como Jack LaLanne, Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu treinavam em máquinas tradicionais ao sol, bronzeando cada milímetro da sua pele e preparando-se para o futuro, fosse este como atores de Hollywood, atletas ou empresários.

Arnold Schwarzenegger, antes do seu 5.º concurso Mr. Olympia (1974).
Foto: Madison Square Garden Center (RMY Auctions)

Muscle Beach será série

O ator Dwayne Johnson (O Rochedo) produz a série Muscle Beach, passada num ginásio dos anos 80 de Venice Beach. Por sua vez, Arnold Schwarzenegger é o cocriador de Pump, que voltará aos anos 70 para reviver os primeiros passos do fitness.

A construção de argolas e barras paralelas a sul do cais de Santa Mónica fez parte do programa de bem-estar social New Deal, levado a cabo pelo presidente Roosevelt. E com o terramoto de 1933, que afetou a cidade próxima de Long Beach, o lugar adquiriu maior relevância, recebendo os vizinhos com falta de espaços para treino.

As instalações, que seriam conhecidas como Muscle Beach, tornaram-se pontos de encontro dos locais, ginastas e culturistas, sempre com animadas exibições. Mas, com o início da II Guerra Mundial, muitas das suas estrelas, como a primeira mulher famosa na modalidade, Abbey Pudgy Stockton, deixaram o fitness de lado para trabalharem para o governo.

Culturistas a prepararem-se para o campeonato Mr. & Ms. Muscle Beach em Muscle Beach Venice.
Foto: Chistian de Araujo / Shutterstock.com

Muscle Beach Venice Walk

O Passeio da Fama de Hollywood não é o único da Califórnia. Venice Beach tem o seu, dedicado aos ícones do culturismo. Inaugurado em 2007, exibe placas de bronze que prestam homenagem a Jack LaLanne, Joe Gold e Franco Columbu, entre outros.

Na década de 50, o lugar ganhou uma nova vida. Jack LaLanne foi o primeiro a incluir o fitness na vida dos norte-americanos. Inaugurou o seu primeiro ginásio em Oakland, em 1936, num estabelecimento que tinha até um bar de sumos e saladas. Anos depois, estreou o programa televisivo The Jack LaLanne Show, pondo as famílias em movimento. Aí também entrava Vic Tanny, que seria o milionário dono da primeira rede de ginásios que dominou os Estados Unidos da América e o Canadá. Mudou a austeridade reinante por complexos de fitness em cores vivas, com piscinas e campos de ténis.

Placas de bronze no friso da barreira que separa Muscle Beach do passeio marítimo de Venice recordam os mais famosos culturistas da história.
Foto: mariakraynova / Shutterstock.com

Mas a população de Santa Mónica não estava contente com o boom culturista e a administração local demoliu as instalações em 1959, sem aviso prévio. The Venice Beach Weight Pen, criada em 1951 no distrito de Venice, surgiu como a sua sucessora natural, passando a chamar-se Muscle Beach Venice, em 1987. Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu costumavam fazer exercício aqui, tornando-a mundialmente conhecida.

A grande procura para treinar em Muscle Beach levou à criação de grandes redes de ginásios. O emblemático Gold’s Gym surgiu da mão de Joe Gold, em 1965, na Pacific Avenue de Venice. Líder de Muscle Beach e amigo das estrelas de Hollywood, popularizou a tendência e atraiu para as suas instalações Schwarzenegger e Lou Ferrigno, famoso por interpretar O Incrível Hulk. O local foi cenário do documentário Pumping Iron, sendo considerado a “Meca do culturismo”. Depois de o vender, em 1973, Gold abriu a cadeia World Gym em Santa Mónica.

Visitar a Califórnia e Muscle Beach (tanto a antiga como a atual) é ver e experienciar, na primeira pessoa, o ambiente que forjou os corpos de muitos heróis da ficção. Levantar pesos com um público de cinema e sentir-se uma estrela do culturismo.

Artigos relacionados

O festival dos ricos e famosos

Entre as palmeiras e as colinas da cidade de Indio, a uns 200 km a este da Califórnia, celebra-se o...

O escorrega preferido de Los Angeles

Apenas 3 cm de vidro entre si e o abismo no Skyslide, a nova atração da US Bank Tower.

Acampamento para desintoxicação tecnológica

“Surrealista e surpreendente”. Assim se define o Camp Grounded, o acampamento de verão para adultos em Mendocino, Califórnia. Para entrar...

Harry Potter muda-se para a Califórnia

A magia de Hogwarts chega à Universal Studios Hollywood de Los Angeles com a inauguração do parque The Wizarding World...