>>>Texas ao natural

Texas ao natural

Nem ranchos, nem rodeos, nem botas de cowboy. Prometemos não mencioná-los para falar do Texas. O que nos resta então? Natureza em estado puro.
O

Texas representa 23% das florestas do sul dos Estados Unidos da América, cerca de 24 milhões de hectares de terras florestais, número só superado pelo estado do Alasca. Portanto, prometemos que nesta lista não vai encontrar nem um só thumbleweed. Assim são denominadas nos EUA as famosas bolas de palha do deserto nos filmes do Oeste, que associamos inevitavelmente ao Texas. O segundo maior estado dos Estados Unidos cultivou a sua fama western no pequeno ecrã, desde a eterna série Dallas até Chuck Norris, no papel de Walker. Para além dos estereótipos gastos da “América profunda”, o Texas esconde autênticos oásis naturais.

É possível acampar no Guadalupe River State Park a partir de 15 USD por noite.

Uma piscina coberta no meio da floresta

A meio caminho entre uma gruta e uma piscina natural, a Hamilton Pool é o recanto preferido dos habitantes de Austin para se refrescarem. Faz parte da Reserva de Balcones Canyonlands e para experimentar as suas águas transparentes é necessário fazer uma reserva com antecedência.

Big Bend National Park – Sim, este país é para velhos

A história do primeiro parque nacional do Texas é tão antiga como as suas montanhas. Segundo a lenda indígena, depois de criar a Terra, o Grande Espírito simplesmente tirou as rochas restantes ao Big Bend. O resultado? Mais de 320 mil hectares com três ecossistemas diferentes: montanhas, desertos e rios. Apesar da alcunha “O Despovoado”, pelos seus caminhos passaram índios Apache, conquistadores espanhóis, mineiros e revolucionários mexicanos. Para o explorar existem vários percursos, sendo um dos mais conhecido o Canhão de Santa Elena, na fronteira entre o México e os Estados Unidos da América. Uma impressionante formação que se ergue até 450 metros sobre o Rio Grande.

Gorman Falls – O Texas é verde

A água da cascata abre passagem entre rochas e vegetação num cenário que parece tudo menos texano. A Gorman Falls, com os seus quase 20 metros de altura, é a maior cascata do Colorado Bend State Park, a duas horas de Austin. O próprio parque organiza excursões a esta joia natural. Dura umas duas horas e atravessa 2,5 km de paisagem rochosa, que termina numa encosta descendente, muito perto da queda da água. Também é acessível sem guia, seguindo o Gorman Falls Trail, um pouco mais longo. As cascatas não são o único tesouro natural: existem mais de 50 km de caminhos de hiking para percorrer com bicicleta de montanha.

O Muleshoe Bend pode ser percorrido de bicicleta ou a cavalo. Dispõe de várias áreas de campismo e mesas de piquenique.

A flor do deserto

Na primavera, os campos texanos tingem-se de azul como na Provença francesa. Não é a lavanda, mas o bluebonnet, o tremoço, a flor oficial do Texas, desde 1971. Dois dos melhores locais para contemplá-los são Willow City Loop e Muleshoe Bend.

Sonora Caverns – Beleza interior in crescendo

O Palácio de Cristal ou o Vale de Gelo são algumas das suas câmaras mais famosas. Os nomes sugestivos fazem jus a este paraíso subterrâneo a meio caminho entre San Antonio e o Big Bend National Park. As grutas foram descobertas no início do século XX no rancho da família Garfield e abriram ao público em 1960. Desde então, milhares de pessoas têm usufruído desta gruta, uma das mais ativas do mundo, onde mais de 95% das formações continua a crescer. A excursão de fotografia é das mais concorridas, pois permite captar a beleza do seu interior, tanto por profissionais, como amadores.

Os mais aventureiros podem contratar o Discovery Challenge Tour das Sonora Caverns, que inclui rapel no Devil’s Pit.

Guadalupe River State Park – “Be water my friend”

O rio é o grande protagonista deste parque que atrai para as suas águas locais e turistas de San Antonio e Austin. Os ciprestes da orla dão sombra aos banhistas, mas também a numerosas espécies que habitam o lugar: coiotes, veados, doninhas, guaxinins, entre outros. Também existem vários caminhos de trekking e atividades para os mais pequenos, que podem ser rangers por um dia.

Artigos relacionados

Austin, a filha rebelde do Texas

Define-se a si mesma como “uma mistura entre a boa educação e um certo toque de fanfarronice do Texas”. Austin...

Um passeio de mão dada

Há quem diga que o amor é um caminho... como se fosse algo simbólico. Está quase a descobrir que esse...

Psicanálise natural nos Alpes austríacos

O contacto com a natureza combate a depressão. Acaba de ser demonstrado cientificamente, mas há anos que os austríacos aplicam...

Um bosque de luxo

Pequenas vilas camufladas entre a vegetação e uma piscina infinita com vista para… mais vegetação. Bem-vindo ao resort de luxo...